HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA

Isso significa que a próstata está aumentada. Os sintomas da hiperplasia benigna da próstatasão classificados como obstrutivos ou irritativos. Os sintomas obstrutivos incluem hesitação, intermitência, esvaziamento incompleto da bexiga e jato fraco de urina.

Os sintomas irritativos incluem aumento da frequencia urinária, mudança no ritmo miccional, prevalecendo no período noturno e urgência (necessidade de esvaziar a bexiga que não pode ser protelada).

O tratamento inicial é através de medicamentos como a doxazosina ou tansulosina em uma das classes e a finasterida ou a dutasterida em outra classe. A escolha depende de cada caso, podendo haver interação dessas classes.

Quando há falha no tratamento com remédios, há indicação de cirurgia.
A escolha do método será considerada pelo tamanho da próstata. Quando grande,há necessidade de incisão. Se for de até 80 gramas, realizamos cirurgias sem incisões na pele, através da ressecção endoscópica da próstata (RTU). Atualmente dispomos de equipamentos modernos (Turis com energia de plasma ou PK com energia bipolar) em que há menor sangramento, aumentando o conforto pós-operatório e melhorando a recuperação.